Programação de Junho do Lugar de Ler
Junho está muito especial por aqui: história dos quadrinhos, conversa sobre processo criativo e leitura de portfólio, confecção de pastel seco e grupo de leitura de poesia. Esperamos por vocês!
História alternativa dos quadrinhos
Neste curso de quatro encontros Daniel nos convida a imergir numa história da HQ atenta às inovações e investigações de linguagem. O curso discute definições importantes sobre o que caracteriza uma HQ, quais as origens e primeiros autores desta linguagem até o final do século XIX. A partir do século XX, os quadrinhos que trazem inovação e originalidade para a linguagem - tudo sempre com muitos exemplos de imagens, títulos e autores. A partir do terceiro encontro, serão abordadas as conexões entre HQ e artes plásticas e poesia experimental e, também, a história das HQs experimentais contemporâneas.
Daniel Bueno tem graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado (2007) pela mesma faculdade com a dissertação "O Desenho Moderno de Saul Steinberg: obra e contexto". É ilustrador e professor.
Processo criativo e leitura de portfólio
No mês de junho Lúcia Hiratsuka é a autora convidada do ciclo de Processo de criação e leitura de portfólio do Lugar de Ler. Serão dois encontros, aos sábados, para criar um espaço de troca e compartilhamento.
No primeiro encontro a autora vai compartilhar sua forma de pensar na hora de criar um livro ilustrado - incluindo a montagem do boneco - e propor a ilustração de um poema ou conto selecionado. No segundo, Lúcia vai analisar o portfólio dos participantes e trazer observações a partir das ilustrações criadas no primeiro encontro.
Lúcia é autora de diversos livros ilustrados, atua na área de Literatura Infantojuvenil há mais de 30 anos, tendo recebido importantes prêmios.
Oficina de criação de pastel seco
Neste encontro de 4 horas, a artista visual Sofia Lotti vai compartilhar a receita de confecção de giz pastel seco que desenvolveu nos últimos anos ao longo de sua pesquisa, residências e oficinas. Cada participante vai criar uma paleta de 10 cores para levar para casa.
A pesquisa de Sofia está centrada na cor. Ela ressalta as qualidades luminosas a partir da manipulação dos pigmentos, criando seus próprios materiais, sejam eles o pastel seco, que tem produzido autonomamente desde 2017, ou da têmpera, empregada em suas pinturas.
Grupo de leitura de poesia
E para fechar o primeiro semestre do grupo de leitura de poesia do Lugar de Ler, a leitura da vez será “Ninguém quis ver”, da poeta Bruna Mitrano, que cria seus poemas a partir da realidade da periferia do Rio de Janeiro, ora com personagens inventados, ora com passagens biográficas.
Julia Bac (1982) é poeta. Se formou em Artes Visuais (Centro Universitário Belas Artes/SP, 2009), fez especialização em História da Arte (FAAP/SP, 2007), fez o Curso de Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP, 2018) e o CLIPE/Poesia da Casa das Rosas (SP, 2017).
Todas as atividades do Lugar de Ler podem ser pagas em até 5x sem juros. Qualquer dúvida ou solicitação de bolsa basta entrar em contato pelo e-mail lugardeler@gmail.com